A intenção da ISO 45001 é fornecer à organização um alto nível de compreensão das questões que podem afetar (positiva ou negativamente) a forma como esta gere as suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus colaboradores. Questões críticas são aquelas que afetam a capacidade da organização em atingir os seus objectivos. Entre elas estão os objetivos definidos para seu SGSSO, como o cumprimento das políticas de SSO.
A administração deve demonstrar o seu envolvimento com o SGSSO com uma participação direta, levando a SSO em conta no planeamento estratégico. A administração também deve contribuir para a eficácia do SGSSO atuando ativamente na sua orientação, suporte e comunicação com os colaboradores, promovendo e liderando a cultura organizacional do SGSSO. Esta nova norma define claramente os requisitos de responsabilidade da administração em relação à gestão da saúde e segurança ocupacional. Isso serve para assegurar que a responsabilidade máxima não seja unicamente delegada para os responsáveis de saúde e segurança ou outras áreas da organização.
A norma exige que a administração da organização incentive a consulta e a participação de colaboradores e seus representantes, pois eles são fatores essenciais para a gestão de SSO. A consulta implica uma comunicação transversal e envolve o fornecimento pontual de informações que os colaboradores e os seus representantes necessitam antes que a organização possa tomar uma decisão.
O sistema de gestão de SSO depende da participação dos colaboradores. Isto permitirá que contribuam no processo de tomada de decisões sobre o desempenho de SSO e ofereçam feedback sobre as mudanças propostas. A organização deve incentivar os colaboradores de todos os níveis a comunicar situações perigosas para que seja possível adotar medidas preventivas e ações corretivas. Os colaboradores também devem ser capazes de comunicar e sugerir áreas de melhoria sem medo de represálias.