A ISO 9001 é a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade.
A adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade é, segundo a ISO 9001, uma decisão estratégica da Organização, ou seja, tomada ao mais alto nível de decisão para servir um propósito específico e obter resultados. Ao endereçar a capacidade de satisfazer as necessidades e expetativas dos clientes, aumentar a sua satisfação através de um sistema de gestão e melhorar o desempenho global da Organização, a ISO 9001 assenta no propósito fundamental da existência de uma Organização. A ISO 9001 adota uma abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco, permitindo não só a fidelização do cliente como também a competitividade da organização assente nos pilares da sustentabilidade.
Para garantir a credibilidade e transparência na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, a APCER oferece o Guia do Utilizador ISO 9001:2015, que promove a norma e apoia a adoção de boas práticas de gestão. Este Guia reflete a experiência da APCER, fornecendo uma perspetiva útil para as Organizações que implementam um Sistema de Gestão da Qualidade.
A norma internacional ISO 9001 é aplicável a organizações de qualquer dimensão, que queiram sistematizar a gestão e obter uma rentabilidade e eficácia máximas. Independentemente da dimensão da empresa, um Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as suas caraterísticas específicas e implementado de forma eficaz, ajuda a organização a concentrar, organizar e sistematizar os processos visando a sua gestão e melhoria, enfrentando com maior competitividade os desafios de um mercado globalizado e em mudança dos dias de hoje. Frequentemente, a Administração concede subsídios para projetos de desenvolvimento, implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade segundo a ISO 9001. A AENOR fornece condições adaptadas à dimensão e necessidades de cada organização.
Os sistemas de gestão da qualidade de acordo com a ISO 9001 foram a base sobre a qual se têm vindo a integrar outros sistemas de gestão com foco na gestão por processos. Na revisão da ISO 9001: 2015 esta possibilidade de integração potencializa-se significativamente ao adotar a estrutura de alto nível, baseada no ciclo de melhoria contínua, que a ISO propõe para todos o s sistemas de gestão.
Se procura elevar o padrão de qualidade e gestão da sua empresa, é hora de contactar a Cogequasa. Com uma vasta experiência no mercado, a Cogequasa oferece soluções personalizadas para transformar os desafios da sua empresa em oportunidades de crescimento. Trabalhar connosco significa garantir uma gestão eficiente e uma cultura de qualidade que resultam em melhorias duradouras e resultados concretos. Somos parceiros comprometidos com o sucesso do seu negócio, oferecendo não apenas consultoria, mas também inovação e sustentabilidade.
Não perca mais tempo. Entre em contacto com a Cogequasa e descubra como podemos ajudar a sua empresa a atingir novos patamares de excelência.